A partir da zero hora deste domingo começa o horário de verão. Os relógios devem ser adiantados em uma hora no Distrito Federal e em dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O horário de verão vai vigorar por 126 dias, até 22 de fevereiro de 2015, quarto domingo do mês. Será estendido em mais uma semana para o seu fim não coincidir com o carnaval. A escolha dos domingos para início e término do horário de verão é para facilitar a adaptação das pessoas às mudanças.
Você sabe por que existe o horário de verão no Brasil?
O principal objetivo da mudança é a economia de energia e de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com uma hora a mais de luz natural no período, a expectativa é de que a demanda no horário de pico diminua 2.595 MW - uma redução que varia de 4,5% a 5% das cargas totais dos subsistemas. A economia prevista é de e aproximadamente R$ 278 milhões, em função da diminuição de geração térmica.
Confira 6 dicas para curtir o horário de verão:
Como o dia será mais longo, ficaremos mais tempo expostos à luz do sol. É o período ideal para aproveitar o fim da tarde com qualidade de vida, ainda mais que as tardes estarão ensolaradas, e para ficar bem no horário de verão e curtir estes dias de uma hora a mais, veja algumas dicas:
1. Voltar a pé do trabalho, da escola ou da academia. - Se você mora razoavelmente perto desses lugares, o horário possibilita que o retorno seja a pé. A radiação ultravioleta a partir das 18h é menor e não oferece risco à pele.
Outra ótima alternativa pra fugir do estresse do trânsito é você usar um meio de transporte sustentável, a bike.
2. Happy hour - Em diversas cidades brasileiras, bares e restaurantes mudam o horário de funcionamento e passam a oferecer cardápios diferenciados. Além de ser uma maneira de relaxar depois do expediente, esta é uma ótima alternativa para beber mais sucos e se alimentar com frutas e alimentos mais leves:
Eu com amigas num happy hour no Forneria Copacabana - Curitiba |
3. Mexer o corpo - Outra dica importante é praticar exercícios físicos. Com uma hora a mais dá para curtir parques e praças. Muitos deles oferecem aparelhos para exercitar o corpo gratuitamente. O clima é bastante agradável e possibilita mais ânimo na hora de trabalhar os músculos. Mesmo na academia, esse é o momento de mexer o corpo.
aproveito os dias mais longos para ir a academia pela manhã, |
e no final da tarde, após uma corrida na rua me alongo na Pça do Japão. |
Quando você estiver na praia, aproveite os dias que estarão mais longos para exercitar a beira do mar, que é muito prazeroso:
4. Hora do pet - Leve os seus animais de estimação para passear pelas ruas. A luminosidade do final da tarde é benéfica à saúde dos bichinhos também.
Meu amigo Ricardinho aproveita o final de tarde do horário de verão, na areia com seu cão. |
Você pode aproveitar as praças e parques de Curitiba |
5. Informe-se - Confira a programação cultural da sua cidade. Com a chegada do horário de verão, museus, cinemas e bibliotecas, parques e praças atendem com programação alternativa. É uma boa pedida para quem quer ser manter bem informado e aproveitar os finais de semana com os dias mais longos.
Batel Soho nos finais de semana |
Feira Gastronômica na Praça Espanha- Batel |
Rua XV de Novembro, artes para a criançada no Bondinho |
Parque de Curitiba nessa época do ano com sol |
6. Alimentação - Redobre a atenção na tua alimentação. A mudança de horário faz com
que nossas refeições acabem ficando desreguladas. Por mais que não sinta fome, force-
se a comer nas horas em que já está acostumado. Isso te dará mais energia. Dê preferen-
cia a uma alimentação leve nesses dias quentes, abuse de sucos, frutas e saladas:
Sucos e frutas frescas nesses dias quentes.
No calor de Palm Beach, Flórida (setembro 2014), um almoço típico de verão: alimentação leve, salada e suco. |
Uma dica: O horário de verão já está aí, então aproveite as dicas acima para colocá-las em prática e aproveitar bem os dias mais longos e quentes, e se prepare para a chegada da estação mais esperada, o Verão.