Aproveite o verão e faça dos alimentos termogênicos os maiores aliados para perder peso e mantenha-se em forma!
Descobertos recentemente pelos cientistas, os termogênicos são aqueles alimentos que fazem o organismo gastar mais energia para serem processados e digeridos, elevando assim o aumento do gasto energético. Isso acontece porque esses alimentos contêm substâncias que ajudam a acelerar o metabolismo, que é o conjunto de reações químicas que induz o organismo a queimar a quantidade de energia (calorias) necessária para manter-se ativo.
A ação termogênica também é responsável por transformar em energia as calorias provenientes da alimentação e da gordura já existente no organismo. E isso pode acontecer tanto no período em que o corpo precisa de mais energia para realizar atividades físicas, como nas horas de descanso, já que mesmo em estado de repouso a ação proporciona uma queima calórica maior, facilitando a redução de peso e de gordura corporal.
Segundo a nutricionista Lara Cunha, especialista em nutrição no esporte, as pessoas não podem confiar apenas no consumo diário desses alimentos para se manterem em forma. Para que gerem o efeito desejado, recomenda-se que a pessoa também faça atividade física regularmente.
É importante ressaltar que os termogênicos não são os únicos responsáveis pela queima de gordura. Eles apenas ajudam no processo, acelerando o metabolismo e preparando o organismo para as atividades que realmente queimam calorias, como os exercícios físicos, por exemplo.
É a união entre dieta equilibrada, composta também por termogênicos, e atividade física que fará com que a receita dê certo.
Ana Cristina e Eu levando a sério nosso treino na academia, porque exercícios físicos ajudam a queimar calorias, assim como ingerir alimentos termogênicos. |
É a união entre dieta equilibrada, composta também por termogênicos, e atividade física que fará com que a receita dê certo.
Quem são eles:
Pimenta e pimentões; gengibre; vinagre de maça; chá-verde; canela; guaraná em pó; linhaça; laranja; kiwi; café preto; chá mate; hortelã; ômega 3 (salmão, sardinha, cavalinha, bacalhau); algas; soja; brócolis; água de coco; mostarda; aspargos; couve; acelga; cominho; cebola; alho e curry.
Apesar da grande propaganda e especulação feita sobre os alimentos termogênicos naturais, os nutricionistas afirmam que eles só funcionam se estiverem associados a uma dieta de baixa caloria.
O feito prático dos termogênicos é o de manter o metabolismo mais acelerado, aumentando a queima calórica. Eles são eficientes quando empregados em conjunto com atividades aeróbicas.
Uma dica: A fama de “emagrecedor” do gengibre se deve a sua ação termogênica. Veja uma receita para você fazer o chá de gengibre e beber durante o dia, mas principalmente após as refeições.