O SUP trabalha todo o sistema cardiovascular, tonifica a musculatura de membros inferiores e superiores e queima em torno de 350 calorias por hora de prática. Para se manter em equilíbrio na prancha sobre a água, o praticante precisa manter suas coxas e abdome contraídos, o que é um ótimo exercício para a tonificação destes músculos – e dos glúteos também. Além disso, ao remar, o indivíduo fortalece toda musculatura relacionada com os ombros entre outros músculos, e ajuda a fortalecer as articulações dos tornozelos, joelhos e quadris também.
Veja os benefícios do SUP e entre de corpo nessa nova modalidade:
Stand Up Paddle traz outro importante benefício: o bem-estar e a saúde mental. “A prática de uma atividade física ao ar livre e em um ambiente agradável, como a praia, é um dos maiores benefícios do esporte:
Em julho aproveitei as férias em Maceió para remar em alto mar, na Praia da Pajuçara: paraíso para remadas, águas tranquilas, morna e céu azul: SUP perfeito |
Veja algumas dicas importantes para praticá-lo:
- Equipamento de segurança:
Utilize coletes salva-vidas e cordinhas presa na prancha e no tornozelo. Além de protetor solar, um boné, óculos de sol e, se possível, um cinto com uma garrafinha de água para hidratação.
- Cuide da postura:
Faça umas aulinhas para remar corretamente e aproveite o melhor do condicionamento físico que este esporte pode proporcionar.
- Reme em dias de pouco vento:
O vento atrapalha um pouco a prática do stand up paddle, principalmente para iniciantes.
Reme em locais conhecidos e de água parada e não pratique sozinho
Procure a companhia de um amigo que além de tornar a atividade mais aprazível, será mais seguro. Remadas em grupos maiores são muito legais.
- Faça aulas para adiantar processos de conhecimento:
A prática orientada sempre proporciona um aprendizado mais rápido e seguro.
Veja alguns veranistas de Caiobá, do verão - janeiro 2014:
*fotos do acervo da fan pag SUP Caiobá: https://www.facebook.com/pages/Stand-Up-Paddle-Caioba
André Lass tirando minha prancha da água depois de muitas remadas. |
..................................................................................................................................................................
Sem comentários:
Enviar um comentário