O governador Beto Richa lançou nesta sexta-feira (26) o projeto de revitalização e modernização de Matinhos, no Litoral do Paraná. Foto: Jaelson Lucas / ANPr
O governador Beto Richa lançou nesta sexta-feira (26) o projeto de revitalização e modernização da infraestrutura urbana e da orla de Matinhos, no Litoral do Paraná. A primeira obra a ser realizada é a duplicação da avenida Juscelino Kubitschek, a principal via da cidade. Outra ação importante é a engorda da praia, além de diversas outras obras de proteção e combate à erosão marinha.
O governador autorizou o início dos procedimentos para a realização do projeto. Nas obras da avenida JK, conhecida como Contorno de Matinhos, serão investidos R$ 32 milhões. A via será inteiramente revitalizada ao longo de 2,4 quilômetros. Haverá dragagem e canalização do Rio do Drago, contornos, rotatória, ciclovias e calçadas, passagens elevadas e implantação de semáforo e de nova sinalização.
Os novos projetos, ressaltou Richa, passam a integrar um conjunto de melhorias feitas pelo governo no Litoral nos últimos sete anos.Para o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer, as obras vão mudar o município e a região. “São obras importantíssimas para Matinhos, muito esperadas”, disse ele. “O próprio canal, que é na entrada do município vai ficar uma maravilha”, afirmou. Segundo ele, a duplicação da avenida vai mudar a realidade da cidade.
O trabalho para proteção da orla e recuperação da erosão marinha em Matinhos abrangerá cerca de três quilômetros, entre a avenida Augusto Blitskow e a rua Francisco Brener . O Instituto das Águas do Paraná já investiu em torno de R$ 1 milhão para a elaboração do projeto executivo.
Proteção da orla prevê reposição de areia
O projeto de revitalização da orla inclui várias ações. A engorda da praia consistirá na reposição de 1,7 milhão de metros cúbicos de areia, compondo uma nova camada que evitará a erosão na orla marítima. Serão implantadas duas estruturas com geotubos (sacos cheios de argamassa), revestidos por grandes pedras, que as protegem da variação das marés.Também estão previstos serviços de macrodrenagem e microdrenagem em canais, que evitarão alagamentos em épocas de chuvas fortes e melhorarão a balneabilidade.