No verão as unhas merecem cuidados especias.
Há quem as prefira pintadas ou naturais, curtas ou compridas. As unhas também fazem parte da lista de preocupações com a beleza. E como também podem apresentar problemas, merecem atenção especial. As queixas mais comuns, principalmente no verão, são unhas quebradiças, secas, descascando ou com micose.
"No verão, estão mais propensas a esses problemas, por causa da maior exposição ao sol, contato com a areia e com o cloro da piscina", explica a dermatologista Katleen Conceição. O que acontece é que no verão sempre pensamos em proteger tudo: pele do corpo, do rosto, do cabelo…mas muita gente se esquece das unhas das mãos e dos pés e cutículas!
Então, antes de jogar a canga na areia e curtir a praia nesse verão, veja algumas dicas para te ajudar:
Fazer uma francesinha e ir para a praia nem pensar, o esmalte clarinho em dois dias fica amarelado e fosco, deixando tuas mãos com aspecto feio, parecendo que foi não aparece na manicure a dias. O esmalte ganha essa cor devido a alguns componentes na fórmula dos bronzeadores, óleos bronzeadores, autobronzeadores que tem uma pigmentação amarelada.
A francesinha é minha escolha preferida durante o ano todo, pois não consigo acostumar com cores escuras e nem unhas coloridas. Eu acho que a francesinha deixa a mão da mulher delicada e elegante:
|
Essa é a minha francesinha que uso durante o ano em Curitiba. Minha manicure preferida, Marlene do Mega Beauty é maravilhosa.
Os cuidados que tenho com as unhas, tanto da mão como as do pé, é durante o ano todo, e não só apenas no verão.
Aqui vão algumas dicas e que eu gosto muito:
- Hidratar, hidratar, hidratar:
|
|
Para a hidratação das mãos gosto de um creme que é meu preferido da L'Occitane
GEL CREME REFRESCANTE DE VERBENA PARA AS MÃOS
|
O Gel refrescante de Verbena, da L'Occitane, é refrescante, muito bom de usar no verão ,contém pó de tapioca que matifica e extrato orgânico de Verbena (da Córsega) que refresca e revitaliza a pele, deixando a mão com um cheirinho delicioso e refrescante.
Outro que eu uso as vezes junto,s as vezes intercalando, é o Lift'Argan, um creme que eu comprei numa farmácia em Paris, que custou 12,00 euros e dura muito. Ainda não encontrei esse creme aqui em Curitiba. Só sei que ele hidrata muito bem as mãos, deixando com aspecto jovial e a pele saudável.
2- Outra dica que eu gosto muito é usar a pomada Bepantol antes de dormir. Passo nas unhas e nas cutículas massageando bastante, essa pomada tem alto poder de hidratação.Depois espalho mais um pouco da pomada nas mãos toda. Mas tem que ser na hora de você deitar porque ela é bem oleosa.
|
A Pomada Bepantol é ótima para outras partes do corpo também. |
3. Para que o esmalte claro não fique amarelado na praia, eu gosto de usar os tons nudes, da Mavala, da Essie Nude ou Chic Pele da Colorama:
|
Uso o ton nude tanto em Caiobá como nas areias de Miami Beach. |
Tá todo mundo falando em nude, mas afinal que cor é essa? Não é branco, não é off white, não é marfim e nem bege. Pra gente, fica entre o tom da pele e um rosinha. E dá pra usar com tudo e de todas as maneiras. Por ser delicada, dá aquele toque de elegância no ato.Que o nude é tendência todo mundo já sabe. O que muita gente não sabe é que o tom é must-have desse verão.
Depois que o esmalte virou acessório a cor das unhas influencia bastante no visual. O esmalte preto é, há tempos, uma cor curinga que vai bem com todo tom de pele, comprimento de unha (unhas escuras curtinhas são muito lindas) e acaba combinando com qualquer peça de roupa ou acessório. Além do que o tom remete à elegância, sofisticação e altas doses de influência fashion.
Mesmo amando as cores clarinhas, não posso deixar de citar aqui a cor mais usada nas mãos das mulheres descoladas de Curitiba: o Black, que caiu no gosto das curitibanas.
Agora tenho uma ótima noticia para as amantes de unhas pretas,, esta totalmente na moda, e vai usar cada vez mais. Quem começou com essa moda foi Paris Hilton e Kate Moss.
|
Celebridades internacionais aderiram o look preto. |
Mas deixo uma dica super importante aqui antes de você correr para pintar as unhas de preto. Use as unhas curtas, fica muito mais charmoso e feminino.
Apesar de ser fã das unhas nude e francesinha, usei black em dois momentos de festa para compor o look que era preto e ficou um luxo:
|
Usei fitinha prata para dar um tom sofisticado,
|
que combinou com os acessórios e o vestido. |
|
|
Até na minha academia a onda black nails chegou: Eu, Aninha, Claudia e Raquel na mesma vibe do black. |
- Leve sempre com você seu hidratante de cutículas e tendo um tempinho não hesite em passá-lo.
- Nunca leve as mãos a boca, o ato de roer as unhas ou apenas o contato da saliva, resseca muito as cutículas.
- Durante o processo, quando você for esmaltar as unhas, é provável que as cutículas atrapalhem a limpeza das unhas na base. Se você acabou de fazer a manicure e já hidratou as mãos, basta esmaltá-las. Se você vai apenas esmaltar ou trocar o esmalte, lave e hidrata bem as mãos. Com a espátula, desenhe o contorno das unhas na base, empurrando a cutícula para ela permanecer afastada. O segredo é a pele estar hidratada e macia, para você conseguir um bom acabamento. Se ela estiver ressecada, fica difícil mesmo de fazer a limpeza.
- Fique de olho na alimentação. As unhas são basicamente constituídas de uma proteína chamada queratina. Há alimentos que fortalecem as unhas, sobretudo os ricos em ferro e cálcio (como peixes, iogurte, carne, espinafre), vitaminas do complexo B (sobretudo B7 – biotina, encontrada em nozes) e zinco (carne, frutos do mar, linhaça, gergelim).
- Hidrate as mãos e unhas diariamente. Existem produtos umectantes que cumprem essa função e fortalecem as unhas.
- Utilize bases fortificantes ou produtos extra-brilho. Muitos deles contém vitaminas que são fundamentais para saúde e beleza das unhas.
Outra dica:
|
Sempre carrego uma necessaire na bolsa com um creme para as mãos, agora tenho um de Ylang Ylang da Granado, para todas as horas. |